27/11/2008

"Viagem pelo Brasil e suas cidades de nomes estranhos"

O povo brasileiro tem uma criatividade extraordinária na hora de batizar suas cidades, principalmente com nomes "estranbólicos". Graças a estes nomes, é possível "viajar" para outros países e até conhecer personalidades históricas sem sair do Brasil...

Eu nem pretendía seguir um Roteiro (AL) pré-estabelecido, só queria apenas fazer uma Boa Viagem (CE) por esse país afora e sentir de perto a sensação de Liberdade (MG) que ela iria nos proporcionar. Mas como nem tudo são flores...

Passei maus bocados em alguns lugares. À noite, o frio castigava pra valer, todos se viravam como podiam. Eu dormia com um cobertor Felpudo (PR) e improvisava um Travesseiro (RS) com folhas de Jambeiro (SP). Mas nem tudo foi tão ruim assim, muito pelo contrário...

Vi de perto muitas figuras importantes, encontrei Benjamin Constant (AM), apertei a mão de Bilac (SP), tirei uma foto com o próprio Dumont (SP) e jogamos uma pelada internacional contra a seleção do Montezuma (MG), onde? No Maracanã (PA), claro!

Passei por Barcelona (RN) e aproveitei para ver o clássico entre o time da casa e o Real Madrid. Entre outras, acabei conhecendo Buenos Aires (PE) e Equador (RN). Na Flórida (BA), uma Ventania (PR) muito forte quase destruiu o Barracão (PR) em que dormíamos.

Por nossa sorte, conhecemos uma senhora chamada Jacobina (BA), que nos acolheu de Porteiras (CE) abertas em sua humilde casa, situada num Rancho Alegre (PR). Tinha até um Riachão (PB) onde a gente se “banhou pra tirar o grude”. Ela vivia dizendo: Onde Passa Quatro (MG) também Passa Vinte (MG).

Conheci muitas mulheres, bem diferentes entre si, cada uma com suas peculiaridades:
Cássia (MG) era uma verdadeira Cascavel (PR), diferente de Catarina (CE) que mais parecia uma Bela vista do Paraíso (PR). Rosana (SP) era uma Modelo (SC) linda que encontrei, seu Sorriso (MT) era igualmente encantador. A Pureza (RN) e a Realeza (PR) de Iracema (CE) tiraram meu sono...

Dentre todas, apenas uma me fez verdadeiramente Feliz (RS), seu nome era Lorena (SP), ela era diferente de todas as outras. Acho que foi sua Inocência (MS) que me conquistou. Fizemos um Juramento (MG) de ficar juntos quando eu voltasse para lá no Natal (RN). Só Deus sabe o quanto estou morrendo de Saudades (SC).

Passei pelo Condado (PB), mas não vi Frodo Bolseiro por lá, em compensação conheci o próprio Conde (PB) Dom Pedrito (RS) e seu Conselheiro Lafaiete (MG), cheio de Cravinhos (SP) no nariz. Nesse mesmo dia, eles estavam recebendo a visita do ilustre Duque de Caxias (RJ) e de sua esposa, a Duquesa Fátima (BA). A mesa estava de uma Fartura (SP) que eu nunca tinha visto antes.

Fiz amizade com um gringo que tinha a maior Fama (MG) de “pegador”, chamado David Canabarro (RS), um verdadeiro profissional na arte da Conquista (BA). Em uma noite só o cara ficou com a Denise (MT), a Açucena (MG), a Cláudia (MT) e a Lucélia (SP). Bom de papo.

Paramos em Três Rios (RJ) diferentes e todos eles estavam Sem-Peixe (MG), os mantimentos estavam quase acabando. Tivemos que improvisar uma Jangada (MT) para atravessar o Mar Vermelho (AL), já que Moisés não estava conosco para abri-lo novamente.

Apesar de muito exaustiva, essa viagem veio em Boa Hora (PI). Nada que um bom Descanso (SC) não resolva. Pensando bem, da próxima vez eu vou de Bugre (PE) ou quem sabe, já vou ter comprado uma Mercedes (PR)!

Palmas (TO) para a criatividade do povo brasileiro e até Breves (PA), Combinado (TO)?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

Caio Rudá de Oliveira disse...

Poxa, velho. Esqueci de comentar. Dois anos depois eu lembrei...

Bem criativo o texto! Realmente nosso país tem cada nome de cidade. Imagino como ficam os adjetivos referentes a elas hehe

Lidiane disse...

Sou de PE e nao sabia que existia uma cidade chamada Buenos Aires,
kkkkkkkkk

http://epifannias.blogspot.com

Unknown disse...

gostei do texto, mas essa questão de nome esquisito é meio subjetivo não acha?
New York, Los Angeles são cidades conhecidas mundialmente e tem nomes esquisitor também, se formaos parar pra pensar...
--
www.moolegal.wordpress.com

Rodrigo Ribeiro disse...

kkkkkkkkkkk
Da hora!
Pau Grande e Curralinho tbm é estranho!

Hugo Henrique disse...

Que isso companheiro?? Lança um livro logo! E me avisa pra eu comprar, é claro!

Cara, não sou do tipo de elogiar o texto, ou o blog, longe disso... Prefiro simplesmente deixar minha opinião, e normalmente sou bem crítico!

Mas, o que eu poderia falar da sua postagem?? Se existem textos perfeitos, tenho certeza de que o seu se aproximou e muito dessa "perfeição"!

Se não o melhor, um dos melhores textos que eu já li na "blogolândia"!

AbraçãO!

Anônimo disse...

Olha vocês sabem muito bem que uma característica do Palavra Ácida é a piada imprópria então me desculpe mas não vou resistir a piada que ta gritante na minha mente e eu vou fazê-la:

-Então! Como foi entrar em Pau Grande?

Desculpe a piada de duplo sentido mas eu não resisti. A piada foi mais forte que eu.

Fernanda Duarte disse...

Nossa, que trabalheira deve ter dado essa compilação, hehehe... Adorei o texto! Excelente também a foto! Devidamente salvo no Word! Beijos, parabéns e muito sucesso!

Internet Tecnologica disse...

kkk
dahora o texto nosso brasil em
kkk cada nome de cidade que temos em nosso pais q é coisa de loko

MarcelinhOoOoO BrOoOkSs
http://internettecnologica.blogspot.com
www.marcelinhooo.hd1.com.br
www.suportesouza.hd1.com.br

Anônimo disse...

O Brasil é sua diversidade caro amigo :D

Tiago Cervo disse...

NOmes estranhos em cidades são mais comuns do que vcs imaginam.

É só procurar...

abraços


http://ccdodia.blogspot.com/

entra lá e comenta, seja um cidadão

Wy disse...

ahah
Muito bom!!

Minas é o pior, cheio de lugares com nomes estranhos..

Estranha não, mas eu morava na Rosca Seca.. ehehe

Miriã Soares disse...

Gostei. Ah, aqui em Minas Gerais existe uma cidade com o nome de... Puta que Pariu. Serio.
http://mdiversidades.blogspot.com/

Unknown disse...

sensacional,fantástico estou muito admimirado com tamanha criatividade!

Postar um comentário

Comentários do tipo
"legal o post" ou "seu blog é otimo"
serão recusados.
Criatividade é uma boa virtude,
use-a!

 
Powered by hospedagem ilimitada criar site gratis